sábado, 24 de março de 2012

19 semanas... e a metade do caminho!

Escrito em 16/03/2012

Boletim Babycenter:

“Seu bebê já começou a engolir o líquido amniótico, e os rins continuam produzindo urina. O cabelo está começando a aparecer. 
O desenvolvimento sensorial chega ao auge esta semana. Os neurônios ligados a cada um dos sentidos - paladar, olfato, audição, visão e tato - estão se desenvolvendo em suas áreas específicas do cérebro.
A produção de células nervosas diminui, e as células já existentes aumentam de tamanho e formam conexões mais complexas.
Você chegou à metade da gestação! Agora que está entrando na 20ª semana, seu útero chega até o umbigo, e deve crescer cerca de um centímetro por semana. Essa medição normalmente é feita pelo médico com uma fita métrica nas consultas. 
Agora você está começando a distinguir os chutes e as cambalhotas do bebê. Para algumas mulheres demora um pouco mais. Você vai ver: daqui a pouco, vai ficar até difícil dormir com tanto movimento. 
O período que compreende as próximas dez semanas deve ser o de mais agitação física para o bebê, pois depois disso o útero começa a ficar apertado para tamanha movimentação.

E de repente, dia 14/03/2012, completamos 19 semanas. É engraçado como às vezes parece que levou uma eternidade para chegarmos até aqui, e às vezes parece que foi num piscar de olhos. O tempo passa a ser algo engraçado agora...

E junto com as 19 semanas, veio a consciência de que estamos na metade do caminho! Sim, agora, Deus há de permitir, tudo continuará dando tão certo como deu até então, e iniciamos a segunda metade da trajetória. De acordo com meu obstetra, por conta do anticoagulante que faço uso, não devemos deixar a gravidez passar das 38 semanas. Então, este é sim, quase que “oficialmente”, o meio do caminho!

Não sei o que sinto ao pensar nisso. Um pouco de apreensão e medo, talvez, mas acho que, principalmente, vontade que o tempo passe depressa e que eu tenha logo meu Felipe nos meus braços, na minha casa, na minha rotina. Antes de passar por tudo o que vivemos nos últimos meses, eu achava que iria curtir demais a gravidez, e que seria o momento de maior plenitude da minha vida. E realmente acho que é! Amo demais estar grávida, me sinto super poderosa, imponente, capaz de lutar e conquistar o mundo. Mas, por conta do nosso histórico, junto com todos esses sentimentos, veio o medo. Medo de algo não dar certo, de sofrer outra decepção, de não alcançar o desfecho tão esperado.

E exclusivamente por isso, acabo querendo que tudo passe logo. Quero bem depressa ver meu bebê forte e cheio de vida e saúde nos meus braços. Mesmo sabendo que, depois, vou sentir falta da gravidez e de ter curtido com mais tranquilidade todo esse sentimento de “plenitude” do qual falei.

É, o medo não dá trégua, apesar de tudo...

Apesar, até, do lindo e evidente fato de que a barriga está se mostrando cada vez mais!

Essa semana fui ao fórum e, na volta, uma advogada desconhecida fez referência expressa à minha gestação. Só de me olhar, ela percebeu que estou grávida. Fiquei meio aérea, pensando se tinha entendido direito o comentário. Depois, acabei pegando metrô e um rapaz sentado no assento preferencial me ofereceu o lugar. Recusei, agradecendo e esclarecendo que desceria em seguida, mas com um sorriso abobado no rosto. E, pra fechar, tive que comparecer a um órgão público para resolver um problema e a atendente (mesmo naquela vontaaaaaade bem peculiar dos que trabalham nestes locais) mal levantou os olhos para mim e me entregou uma senha preferencial.

Foram três situações, seguidas, com intervalos de poucas horas, me mostrando que SIM, estou grávida! Que a gravidez já é nítida, evidente, até para quem não me conhece! Ai você começa a entender que passou daquela fase de “será que ela está grávida ou gordinha?”. E nesses dias, volto para casa não cabendo em mim de TANTA FELICIDADE!!!

E vamos lá... rumo à segunda metade da gestação! Que venha o meu Lipe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recadinho para o Lipe!