quinta-feira, 4 de julho de 2013

Texturas, sabores e cores!

Eis que, por aqui, estamos quase chegando no marco de um mês das novas experiências gastronômicas de Felipe!

E por ser uma fase bacana demais, é mais do que necessário o registro!

Eu estava bem preocupada com essa transição de "papinhas" para "comidinhas", porque fiz uma primeira experiência com ele que foi bem complicada: cuspiu tudo, engasgou, não comeu! Quando a pediatra, dias depois, me disse que era mesmo a hora de começarmos, fiquei bem apreensiva. E, confesso: não só com a aceitação dele, mas também com o quanto isso exigiria do meu tempo já tão corrido, para preparar as novas refeições.

Mas, enfim, me organizei por aqui e começamos. Conversei com amigas que vivem a mesma fase ou passaram por ela há pouco, e me enchi de ideias de cardápios. Arregacei as mangas e montei uma "força tarefa" para, nos finais de semana, me organizar de forma a deixar tudo o mais simplificado possível para preparar a comidinha dele diariamente.

E estamos seguindo regrinhas bem simples: pratos coloridos, comidinhas bem molinhas e molhadinhas, pedaços bem pequenos. Tudo para que a transição seja o mais tranquila possível.

E não é que o resultado está sendo bom demais??? Definitivamente, nosso rapazinho é mesmo bom de garfo! Tem comido tudo bem direitinho, não recusa nada, bate uns pratões que às vezes até eu me espanto!

E isso, claro, me enche de ânimo para buscar novas ideias, novos sabores, novos alimentos para apresentar pra ele.

Ainda não damos açúcar, maneiramos muito no sal, e priorizamos ingredientes naturais. Temos alguns industrializados liberados (bolacinha maisena/maria, biscoito de polvilho, queijo branco, manteiga, margarina, requeijão, peito de peru, geléia...), que dou com extrema moderação. Sem, contudo, ser muito radical. Esses dias ele nos viu comendo batata frita. Dei uma na mãozinha dele e deixei experimentar. Em outra ocasião, foi pizza. Dei um pedacinho da borda para ele roer. Também já provou bisnaguinha, um pedacinho de massa de bolo e umas ligeiras bicadinhas de sorvete. Não quero que ele acostume com esses alimentos, acho muito cedo, mas também não quero que passe vontade. Acho que a chave é equilíbrio e bom senso.

Deixamos nosso pequeno na cadeira de alimentação em cada refeição que fazemos em casa, mesmo que ele já tenha comido, para aprender que as refeições são um momento para se curtir em família.

E ele tem aperfeiçoado a arte de comer - e de comer sozinho. Se deixamos um pão ou biscoito na mãozinha dele, ele vai mordendo, roendo, participando conosco desses momentos deliciosos.

E assim seguimos, com nosso rapazinho crescendo mais e mais a cada dia!


ALGUNS DOS PRATINHOS:
1. sopinha de feijão com arroz, cenoura e abobrinha
2. frango desfiado com tomate, purê de beterraba e brócolis refogado
3. macarrãozinho com molho de tomate e cenoura, filé de Saint Peter e espinafre refogado
4. arroz, feijão, frango desfiado, purê de mandioquinha, couve-flor e abobrinha
5. arroz, feijão, peixinho, chuchu cozido e beterraba
6. polentinha com molho de tomate e peixe e ovo cozido



Comendo sozinho!
(pão francês com requeijão)

Filhote, essa fase é bem mais complexa e trabalhosa que a das papinhas, admito! Mas todo o esforço vale a pena para que você se torne um rapazinho saudável e apreciador dos bons hábitos alimentares. Mamãe tem se esforçado para isso! ;-)


4 comentários:

  1. Hum, que delicinha!!!!
    Essa fase é complicada mesmo, mas poder acompanhar eles descobrindo os sabores é mt legal!!!

    bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê
    Que lindo o Lipe é, sou sua nova seguidora.
    Essa fase é complicada mesmo, o que a Lara mais gostava era aquelas papinhas já prontas da Nestlê sabe? hahaha as que eu preparava ela acabava cuspindo tudo no meu rosto, será que cozinho mal? kkkkkkk
    Não esquece de passar no meu cantinho.
    beijinhos

    bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia vim deseja um belo dia obrigada pela sua visita
    www.samukatraquina.blogspot.com.br estou te seguindo

    ResponderExcluir
  4. Passando pela primeira vez no seu blog e já amando teus achados. Parabéns, amei as dicas!

    Te desejo uma ótima semana. Beijos!
    Isabelita.

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho para o Lipe!