terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A saga da mamadeira, a alergia e a babá


Tudo junto e misturado acontecendo por aqui!!! E inúmeros registros para serem feitos...

Bom, há vários posts não registro nada sobre a suspeita de APLV. E fiz isso propositalmente, pois me encontrava numa dúvida tão grande que nem sabia mais o que registrar. Preferi esperar os dias passarem e as ideias se organizarem...

O fato é que liberamos os traços na minha dieta, e Felipe continuou super bem. Aí passamos a liberar os derivados, sempre com o aval e orientação da pediatra. Continuou bem também. Aumentou de leve o refluxo, mas alguns dias depois estabilizou. Teve uns dias chatinho, mas intercalado por outros de ótimo humor. E eu sem saber o que pensar. Passei esse quadro para a pediatra, que quis tentar a “prova de fogo”: passar direto para o meu consumo de leite, sem qualquer restrição, e não apenas derivados, e observar. E assim fizemos.

Ele tomou as vacinas do quarto mês no dia 22 de novembro, e como não teve qualquer reação, em 26 de novembro liberei e até exagerei no consumo de leite. Graças aos céus, tudo continuou bem.

Passamos em consulta dia 30 de novembro e a pediatra praticamente descartou a suspeita de APLV. E nos mandou ingressar com o leite artificial, o normal mesmo, sem a necessidade dos especiais para alérgicos. Indicou o Aptamil 1.

A mamãe aqui, CLARO, ficou suuuuuper feliz! Claro que descartar completamente a alergia, só depois do consumo do leite estabelecido. Mas o quadro é super favorável!

Mas aí, leitinho prescrito para a última mamada do dia (pois precisamos prepará-lo para o meu retorno ao trabalho), começou outra saga: a mamadeira. O bichinho resolveu não tomar mamadeira D-E J-E-I-T-O N-E-N-H-U-M!!!

Tentei a primeira vez no sábado, dia 01/12. Seguindo a orientação da pediatra, coloquei bastante leite do peito, ordenhado, e só uma medidinha do Aptamil, para ele não estranhar o sabor. Tomou apenas 70ml, com muito choro e cuspindo quase tudo. Depois dei o peito.

No dia seguinte, coloquei duas medidas do leite artificial. O caos se instaurou!!! Chorou por uma hora seguida, a mamadeira só baixou 30ml, e ele cuspiu quase tudo. Deixei com fome e não dei o peito nessa mamada.

Mais um dia: voltei a colocar apenas uma medida de leite em pó. Repeteco do segundo dia: choro e mais choro, e nada de mamar. E o papai dando, a vovó dando, nada resolveu... Tentamos outra mamadeira e nada. Tentei até dar só leite do peito na mamadeira (coisa que ele já tomou outras vezes), e nem assim rolou. Pegou birra da mamadeira, só pode!!! E aí começou a bater o desespero total.

Hoje fui à loja e pedi a mamadeira “missão impossível”, aquela usada quando mais nada resolve. Me deram uma horrorosa, daquelas de trinta anos atrás, com aqueles bicos de borracha amarelos. Segundo a vendedora, é o bico que mais parece o peite. Então vamos tentar... Na próxima mamada será com ela.

E hoje começou com a gente a babá do Felipe. Estou na minha mãe, e ao longo desse mês todo passarei o dia aqui para treiná-la. A adaptação, na verdade, será muito mais minha do que dela ou do Felipe. Difícil entregar os cuidados do meu filho a outra pessoa. A impressão de estar “terceirizando” a criação dele é muito estranha. Mas é necessário. Agora, por exemplo, estou aqui escrevendo, trabalhei um pouco nuns processos particulares, e fui deixando ele com ela, aqui pertinho. Preciso soltar um pouco para ele acostumar com ela e não sofrer quando, em menos de um mês, eu passar o dia todo fora.

E isso já me faz lembrar de novo da saga da mamadeira... Ai ai ai!!!


Filho, eu sei que você gosta muito do vínculo que a gente tem quando está mamando no peito. Eu sei o quanto é importante e o fato de a mamãe te dar mamadeira durante do dia não vai mudar isso enquanto for possível manter as duas coisas. Mas esse “crescimento” é importante e necessário, meu amor! Vamos em frente!!! Mamãe precisa ter a certeza de que você vai ficar bem e não vai passar fome quando eu precisar ficar um pouquinho fora. E sua mamãezinha vai continuar te dando todo o carinho necessário, mesmo com a mamadeira. Você já está se tornando um homenzinho e vai conseguir, meu amor!

4 comentários:

  1. É difícil mesmo, Re! Mas vai dar tudo certo... aqui também não tava fácil, mas eles nos surpreendem sempre!
    É mais difícil pra nós do que pra eles!
    Bj grande e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Rê, tô sumida, fechei o blog, mas te acompanho sempre. A introdução de mamadeira para Alice tb foi um pouco caótica. Comecei, acho, quando ela tinha uns 4 meses. Cedo, eu sei. Mas tinha este mesmo dilema: a volta do trabalho. Na primeira vez ela não quis tb. Mas eu não insisti. Na semana seguinte voltamos a tentar. E ela foi pegando aos poucos. Comecei a complementar. Dava o peito e depois 30ml de NAN, porque nunca fui vaca leiteira e nunca consegui ordenhar muito (na verdade, na época, isto nem me passava muito pela cabeça, já que não teria condição nenhuma de fazer ordenhas no meu trabalho).
    Introduza aos poucos. É tudo novo para ele. Ele esta aprendendo a viver neste mundão e para ele o seu peito e tudo-di-bão. Pense que neste primeiro momento o importante não é a quantidade que ele mama na mamadeira, mas sim se ele vai pegar o bico.
    Caso ele não aceite a mamadeira tem a opção dos copinhos - mas não sei se nesta idade ele vai pegar. Seja paciente. Tem bebês que aceitam de cara e outros não, e outra parte nunca vai pegar mamadeira.
    Eu achava que Alice não ia pegar. Não só aceitou a mamadeira (quando percebeu que era mais fácil mamar ali) como largou o peito - aos cinco meses.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, chega me bateu o desespero imaginando passar por tudo isso! haha. Mas Deus é mais, vai dar tudo certo ai com vcs, to torcendo!!

    beijão pra vc e pro lipe!
    Blog A Mais Doce Espera

    ResponderExcluir
  4. Rê eu sei como é dificil passar por tudo isso, tenho certeza que a sua vontade era ficar com o Lipe 24 hrs por dia, amamentando ele até ele mesmo dizer chega, rsrs! mas pode ter certeza, é mais dificil pra nós que pra eles.
    Vai dar tudo certo, força! Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho para o Lipe!