quinta-feira, 4 de outubro de 2012

APLV

E aqui seguimos cheios de novidades... Não muito boas, infelizmente!


Felipe está com suspeita de APLV - alergia à proteína do leite de vaca. Eu estou com essa desconfiança há semanas, desde que descobri o refluxo (é, "descobri", porque o Dr. Google e os relatos no grupo de mães que participo no Facebook me deram a certeza de que ele sofria de refluxo antes mesmo do diagnostico "oficial" da pediatra).

Descobri, nessas pesquisas, que o refluxo pode ser um probleminha independente OU ser consequência da APLV. E aqui temos um histórico que não ajuda - ao contrario, só atrapalha: eu sou suuuuuper alérgica a varias coisas (alergias de pele e respiratória), e o papai do Felipe também (respiratória). Vários familiares são alérgicos também e temos casos inclusive de criança APLV na família.

Pois bem... Minhas suspeitas nesses sentido cresceram e cresceram nos últimos dias. Embora ele esteja há semanas medicado para refluxo, ainda se mostra super incomodado após as mamadas. E é chorãoooo! Chora muitas vezes de uma forma sofrida, gritada, desesperada (que me faz chorar junto!), demostrando que de fato sente dor ou incômodo. A resposta/explicação pode estar na alergia.

Em mais um momento meio desesperado, cedi aos conselhos de uma tia e fui ao encaixe que ela conseguiu com o pediatra dos filhos, que também é alergista e que diagnosticou a APLV de uma priminha. Graças ao bom Deus, dei a sorte de pelo menos este atender pelo meu convênio (tô falindo com tanto médico particular!).

Fomos e ele, de cara, cogitou a APLV, por conta da dermatite do rostinho dele e do ronquinho do nariz. Os sintomas gástricos também reforçam a suspeita: irritabilidade pós mamada, refluxo, além do choro.

E como saber se é isso mesmo? Adotando a dieta de exclusão. Como amamento no peito e pretendo continuar assim pelo menos até o sexto mês, sou EU quem tem que tirar da dieta tudo que tenha leite, derivados e traços. 

E isso é infinitamente mais complicado do que parece... Implica excluir praticamente tudo que é industrializado da dieta. A maior parte dos alimentos industrializados contem leite, e mesmo os que não contem podem sofrer contaminação cruzada - se processados, por exemplo, na mesma maquina de outro que leva leite. A dieta passa a se restringir, basicamente, a legumes, verduras, frutas, carne e arroz/feijão (considerando-se que o grão do feijão pode contribuir para aumentar as cólicas do bebê).

Eu, que sempre fui uma "bezerra" pra leite, vou sofrer e muito. Mas já comecei. Como não estou com a despensa devidamente preparada pra isso, meu café da manhã hoje foi uma banana, uma maçã e um copo de suco de uva. Difícil... Mas se for o preço do bem estar do meu bebê, é daí que tirarei forças.

Pra fechar o quadro de absoluta piração dessa pessoa que aqui escreve (pensem numa mulher perdida... sou eu!): amanhã passaremos em outra pediatra. Ok, sei que é a quarta, mas essa também é gastro e além disso super habituada a lidar com diagnósticos de alergia. Preciso de mais essa opinião. Afinal, tenho meu instinto que diz que pode ser alergia, um pediatra que diz que é, outra que diz que é só refluxo e outra que diz que são apenas cólicas o motivo de toda a irritação do meu pequeno. Alguém precisa desempatar!!!

O fato é que vou a essa médica amanhã e depois escolho apenas um e descarto os demais - até para não ficar mais louca do que já me encontro!

E paralelo a tudo isso -até porque a natureza é mesmo muito sábia! - estamos convivendo com um Felipe cada vez mais gostoso, sorridente e participativo, apesar da habitual irritabilidade e de todo o chororô e necessidade de colinho... Já ensaiou suas primeiras gargalhadas, o que derrete meu coração e me dá a certeza de que ficaria até sem comer por ele! Está forte como um tourinho, no auge de seus 5,800kg, e liiiindo, muito lindo!!!

Quem foi que disse mesmo que ser mãe é padecer no paraíso???

3 comentários:

  1. Nossa ...que ruim isso né ?Mas as vezes precisamos abrir mão de algumas coisas pelo bem dos nossos pimpolhos .
    Meu filho também tem reflexo e antes do diagnóstico ele chorava demais...desesperado , era horrível ver aquele choro todo e não poder fazer nada.Depois que ele começou a tomar remédio que parou com o choro excessivo.
    É isso, um beijo

    ResponderExcluir
  2. Desculpa , quis dizer refluxo ...rs

    ResponderExcluir
  3. Oi Re, é fundamental o 'desempate" pois assim tem se um direcionamento e o tratamento.
    Com certeza descobrirá e resolverá.

    Que passe logo essa fase porque deve ser muito doído ve-lo tão choroso.

    Que venham mais gargalhadas do Lipe...um beijo enorme

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho para o Lipe!