domingo, 20 de maio de 2012

28 semanas e novo surto

Boletim Babycenter:

“Você chegou à reta final. O terceiro e último trimestre da gravidez começa oficialmente na 29ª semana, que se inicia agora, é vai até o termo, a conclusão da gestação, entre 37 e 42 semanas. O ganho de peso é mais rápido: a maioria das mulheres engorda em média 5 quilos só neste trimestre.
O bebê abre os olhos e vira a cabeça se perceber uma luz forte fora da barriga. A camada de gordura sob a pele está se formando.
É provável que você esteja dividida: por um lado, parece que faz séculos que está grávida; por outro, pode começar a ficar ansiosa e preocupada com a aproximação do parto e da chegada do bebê.
Para amenizar o nervosismo, pode ser útil elaborar uma lista de coisas a fazer. Além de tentar decidir de vez o nome do bebê, comece a pensar concretamente em como vai ser a vida depois do nascimento do seu filho."



A ansiedade pela chegada deste terceiro trimestre era tanta que acho que, com ele, acabaram chegando novos fantasminhas (quantos mais ainda habitarão essa minha “cabeça de melão”, meu Deus???).

Completamos 28 semanas no dia 16 de maio, justamente dia de consulta no obstetra. E lá fui eu, cheia de dúvidas, como a questão do peso do baby, que encanei que não engordou o suficiente do penúltimo para o último ultrassom. O médico olhou todos os exames e disse que está tudo completa e absolutamente normal.

Receitou a Rhogam, vacina que preciso tomar entre esta e a 30ª de gestação, por conta de ter sangue fator Rh negativo. E prescreveu ainda um remedinho que será tomado em três dias, no mesmo período, por meio de seis injeções, para amadurecer mais depressa o pulmãozinho do Felipe, para o caso de ele resolver ser apressado. Perguntei para o médico se é só prevenção ou se deveria ficar preocupada, mas ele me garantiu que é só prevenção, um “seguro de vida” para o meu baby, e que hoje não há qualquer sinal de possibilidade de parto prematuro. Mas fiquei tranquila, porque várias amigas que passaram por tudo o que passei também receberam essa prescrição nessa fase da gravidez.

O que causou meu “surto-obsessivo-compulsivo-quase-psicótico” foi o que veio a seguir: a medição da altura uterina. Nunca me liguei muito nisso, tinha ouvido falar aqui ou ali por alto, mas no dia seguinte à consulta acabei me deparando, sem querer (juro!) com isso na internet, enquanto buscava no E-Family informações sobre a aplicação da Rhogam. E percebi que a minha medida (23cm para 28 semanas) está absoluta e totalmente fora da média esperada. E que isso poderia significar bebê com baixo peso para a idade e restrição de crescimento intra-uterino.

Pronto... aliado às neuras que já estava de que ele engordou pouquinho, todos os meus medos sobre a minha mutação trombofílica baixaram com tudo! Porque o maior risco da mãe trombofílica é não alimentar adequadamente seu bebê.

Pra resumir a história, depois de muito surto e muitos medos, e até de uma ligação aflita para o meu querido Dr. Georges (que nem é mais meu médico, coitado!), o Fábio, marido médico da minha fofa amiga Aline, conseguiu me encaixar para fazer um US na sexta de manhã. Saí do trabalho e fui correndo. E a única parte ruim da manhã foi a bronca que levei do médico que me atendeu: para deixar de ser neurótica, curtir minha gravidez, relaxar; que Felipinho está melhor do que nós todos juntos. Fez todas as medições e me garantiu que está tudo compatível com a idade gestacional. Só não me falou o peso, “para eu não surtar de novo querendo encontrar parâmetros na internet”. Me disse que bastava eu saber que tudo estava bem. Ok, ok, eu me rendo! Ah, e assim como o Dr. Georges, me explicou que essa questão da altura uterina é um marcador mais antigo, quando não se tinha toda a tecnologia dos exames de hoje para avaliar o bebê. Que ela varia muito de acordo com a anatomia da mãe, e que, se estiver tudo ok ao ultrassom, ela é o que menos importa. Aí aceitei que minha micro-barriga talvez deva-se mesmo ao fato de que meu bebê até agora encontrou bastante espaço para se acomodar no “corpinho” de 1,80m da mamãe...

Enfim... para dissipar (ou tentar!) um pouquinho da minha atual fama de “louca”, vale mudar de assunto e registrar que essa semana entregaram a cômoda do Lipe e instalaram o papel de parede. Tão fofoooo! Detalhes pequenos do quarto ainda, mas que já o deixam com uma carinha LINDA de “quarto de Felipe”! Entro lá o tempo inteiro e fico olhando para o móvel, para as paredes, feito boba... Imagina quando chegar o berço??? Acho que vou querer dormir por lá! rs...

E eu e o Ri engatamos uma “crise extra de loucura” e resolvemos gastar uma grana que não temos dando uma mudada na casa. Como os gastos estratosféricos dos últimos meses nos impossibilitaram de trocar de imóvel agora, coisa que pretendíamos, resolvemos mudar alguns itens para dar uma renovada no ambiente. Com isso, mês passado, compramos um sofá novo (que acomoda três pessoas com conforto para uma “sessão pipoca”, quando Lipinho estiver maior), e essa semana aumentamos a loucura e compramos tapetes novos, tecido para revestir uma poltrona que temos na sala, e vamos mudar a cor desse ambiente. São gastos que nem deveríamos estar assumindo agora, descapitalizados e com tantas despesas para preparar as coisinhas dele, mas ando meio no “deixa a vida me levar”. Tai, uma coisa que acho que os últimos meses da minha vida me ensinaram: ser menos neurótica e programada com tudo, viver mais o agora (ok, os medos da gravidez não contam!), e “me jogar” mais nas coisas, sem racionalizar excessivamente.

Vamos ver no que vai dar!!!

6 comentários:

  1. Oi amiga!!
    A insegurança é normal mesmo.. ainda mais com nossas alterãções trombofílicas. Só não pode deixar virar neura, hein!! Curta seu baby lindão!
    E aproveite a "crise extra de loucura" para deixar seu lar doce lar ainda mais belo para a chegada do seu principezinho!
    Eu estou aqui tentanto conter a ansiedade para sábado!
    Muitos beijinhos, Rê

    ResponderExcluir
  2. Ai Rê...vc heim! Teimosa. Mas se fazer a Us ajudou, então tá valendo.
    Todo mundo fala, mas vc não acredita, curta muitooo pq logo, mas logo logo vai acabar.
    E ver o quartindo tomando forma é tão mágico mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Re, sabe o que mais me chamou atenção neste post inteiro? Vc tem 1,80m?????? Vc foge dos parametros, kkk!!! Não se apegue a medidas que são feitas pela média!
    Vão montar o quarto da Maísa hj, mas mesmo assim, só com bagunça (que ainda não arranjei outro lugar da casa pra colocar) eu entro lá, fico olhando...abro os armários, pego as roupinhas,...muito gostoso... Depois eu quero fotos do quartinho do Felipe!!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Rê, amiga, é difícil conciliar a curtição com as neuras, viu??? Mas nem vou entrar em detalhes porque logo você estará sentindo isso na pele! rs...
    Aliás, sábado está aí, hein?
    Na super expectativa por vocês!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Lê, minha querida... briga com essa sua amiga cabeça dura não! rs...
    Prometi pra mim mesma que tentaria ficar calma, mas aí o US quase "caiu do céu" e achei melhor fazer logo, até para desencanar.
    Foi melhor assim...
    Agora o laudo do US está disponível para retirada na clínica e estou quase concordando com o médico que o melhor é deixar por lá mesmo, mas não ter outro surto psicótico... rs! A gente sempre arranja algo pra se preocupar mesmo!
    Beijão pra vc e pro Rafinha lindo da titia!

    ResponderExcluir
  6. Lívia, pois é, amiga, tenho 1,80m! rs...
    Fico me repetindo isso o tempo todo: "não se apegue às medidas feitas pela média". Mas é difícil, né?
    Mas depois do US fiquei mais calma, apesar de Felipinho ter engrenado uns dias de muita preguiça e pouco movimento por aqui...
    E que tudo, quartinho da Maísa montado hoje! Nossa, que ansiedade! Depois também quero ver tudo!
    As fotinhos do Felipe prometo que coloco assim que as coisas chegarem. Por enquanto só tem papel de parede, armário e cômoda! rs...
    Beijocas!

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho para o Lipe!