quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Primeiro dodói!



E, puxa vida, aos dezesseis meses, enfrentamos nossa primeira doencinha por aqui... :-(

Semana passada, especificamente na quarta-feira, Felipe começou a se apresentar febril. Eu já vinha observando-o há alguns dias, pois até antecipamos um pouquinho a consulta de rotina na pediatra porque, no finzinho de novembro, ele estava com uma febrícula que ia e vinha. Ela achou que poderia evoluir para um resfriadinho, mas nada apareceu.

A febrícula passou, e no dia 11/dez, voltou promovida a “febre” mesmo – quase 38 graus.

Demos Tylenol, prescrito pela pediatra para essas ocasiões, mas não cedia. E começou a subir cada vez mais, e o Tylenol não segurava nem por três horas.

Liguei para a Dra. Clarice e ela quis ve-lo na quinta. Conseguimos o encaixe e lá fomos nós, no finalzinho da tarde! Exame clínico normalíssimo – pulmão limpo, ouvidos ok, só um ligeiro vermelhinho na garganta e gengiva. Vamos observar – poderia evoluir para uma infecção de garganta ou estomatite.

Ela orientou intercalar duas medicações para a febre, caso só um não segurasse. Fomos controlando assim, mas a febre voltava tão logo passava o efeito do remédio. Superou a marca dos 39 graus.

Liguei de novo na sexta e ela quis vê-lo mais uma vez. Exame clínico ok de novo! Ela pediu exames – hemograma, proteína C, urina. Fizemos no mesmo dia.

E ele continuava febril, amuadinho... uma tristeza de ver!!!

No sábado saiu o resultado do hemograma, normal (graças a Deus!), e uma alteração alta na proteína C indicando alguma infecção por bactéria. Saiu também uma ligeira alteração no exame de urina tipo I. Ele passou o dia bem e ela optou por aguardar o resultado da cultura de urina antes de medicar. Contudo, os planos mudaram quando a febre voltou impiedosa à noite. Entramos com antibiótico e administrei o antitérmico.

E essa noite foi cheia de emoções! A febre passou, mas em compensação, quando medi a temperatura no meio da madrugada, estava me 33 GRAUS! Entrei em pânico, pois já tinha lido muitas coisas sobre hipotermia. Deixei o constrangimento de lado e liguei pra pediatra à 01h30 da manhã. Ela mandou aquecê-lo, dar bebidas quentes e, se não chegasse a pelo menos 35 graus, correr para o PS.

Fiz tudo isso e agarrei seu corpinho coberto colado ao meu. Devagarzinho, a temperatura foi subindo. Só nos permitimos voltar a deitar quando chegou aos 36 graus. E continuei medindo a cada meia hora.

Prá resumir, na segunda saiu a cultura de urina e deu negativo! Nada de infecção de urina. Mas, como a febre começou a ceder na própria segunda, a pediatra mandou continuar com o antibiótico até o final do ciclo. De lá pra cá, graças a Deus, não teve mais febre. Mas a temperatura em algumas oportunidades (principalmente de madrugada), mostrou-se baixa, na cada dos 35 graus – o que a pediatra disse ser normal nessas circunstâncias.

Estamos firmes e fortes acompanhando a temperatura e eventuais sintomas mas, graças a Deus, ele está ótimo! Desde domingo não precisamos mais dar antitérmico. Está ativo, brincando e andando muito, voltou a comer bem. O bebezinho lindo da mamãe!

* * * * *

Ontem foi aniversário do vovô Cláudio e Felipe, super disposto, já participou da festinha que fizemos pra ele. Muitos, muitos motivos para agradecer a Deus! <3
  
Filho, dói demais te ver dodói! Descobrimos, nessa semana, que é absolutamente verdadeira aquela história de que os pais querem sentir a dor dos filhos, tirando-a deles e pegando-a para si próprios. Que dó ter que te submeter a exames, agulhas, remédios! Que dó te ver amuadinho e sem vontade de brincar! Mas, ainda assim, como você é bonzinho, meu anjo!!!
Tudo o que a mamãe deseja é que Papai do Céu te agracie sempre com muita saúde! Porque o resto, a gente conquista com muito amor!!!

 

Um comentário:

  1. Tadinho do Lipe!
    Essas coisinhas derrubam eles e nos derrubam junto pois morremos de preocupação e daríamos tudo pra estar no lugar deles, arrancar qualquer dor, incômodo.
    Ainda bem que ficou tudo bem!
    Beijokas!

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho para o Lipe!