domingo, 5 de agosto de 2012

Parto e primeiros dias

Nossa... tantas tantas tantas coisas para registrar! Já consigo dividir minha vida em "antes e depois do Felipe", e cada minuto do "depois" tem sido tão intenso que parece que precisarei de três dias para fazer esse post! Mas vou tentar ser (relativamente) sucinta!


OS DIAS QUE ANTECEDERAM O PARTO

Como já comentei no outro post, no domingo 22 de julho passamos em atendimento no Pronto Socorro da Pro-Matre, e apesar do baby estar bem quietinho nesse dia, constatamos que estava tudo bem e poderíamos esperar pela data programada.

Na segunda, 23 de julho, começou minha licença-maternidade e fiquei o dia todo em casa. Recebi a visita especialíssima da titia Raquel e da amiguinha Maria Clara, o que foi ótimo, pois passar a tarde papeando me ajudou e me manter calma. E assim, incrivelmente, permaneci.

À noite, fomos jantar na casa dos vovôs. Nesse dia, apesar da calma, bateram vários pensamentos do tipo "último almoço com meu bebê na barriga", "última visita grávida na  casa da vovó", essas coisas. Nostalgia já batendo!

Dormi super bem de segunda para terça, contrariando todas as expectativas (inclusive as minhas) e na terça de manhã eu e o Ri fomos tomar um super café da manhã na padaria deliciosa perto de casa. Última refeição antes de termos Felipinho ao nosso lado!

E perto das 11h00, seguimos para a maternidade...


O PARTO

Chegamos tranquilamente, e nem tão tranquilamente assim transportamos todas as malas, sacolas, lembrancinhas e demais "tralhas"... O parto estava marcado para as 16h30. E ao longo da tarde, permaneci extremamente calma... acarinhando minha barriga, curtindo os últimos minutos de grávida. Tanta espera para curtir a gravidez... e agora, tão perto de finalmente ter meu filho nos braços!!!

Meus pais e irmãs chegaram cedo à maternidade e ficamos no quarto esperando o horário. Às 16h00 me vesti e subi para o centro cirúrgico. A enfermeira era uma graça, ficou conversando muito comigo, achando que precisava me ajudar a ficar calma. Depois chegou o anestesista, e correu tudo tranquilamente. Quando vi já estavam na sala meu obstetra, a pediatra e o restante da equipe médica. E tudo estava, finalmente, acontecendo.

Nessa hora só lembro que perguntava do meu marido e da fotógrafa. Sempre ouvi que é tudo tão rápido que tinha medo de o Ri não estar comigo na hora do nascimento. Mas em seguida ele estava ao meu lado.

Ouvia toda a minha família do lado de fora da sala. Ficamos numa sala de parto na qual a janela é um vidro leitoso, que fica transparente quando acionado do lado de dentro. E quando menos esperava, ouvi meu obstetra dizer: "Pode abrir".

Nessa hora, instantaneamente soube um mundo de coisas:

* que o "pode abrir" era para o vidro; minha família poderia ver o que estava acontecendo ali;

* que em poucos minutos meu bebê estaria ao nosso lado, fora da barriga;

* que depois disso, toda a minha vida seria incrível e desafiadoramente diferente...


Apesar de anestesiada, sentia o médico mexendo em mim. E vi quando ele levantou meu filho. Ouvi quando ele comentou das três voltas de cordão no pescoço... Mas nem deu tempo de sentir medo por isso. Logo a sala enorme ficou pequena, preenchida com a expectativa pelo chorinho dele. E foram poucos segundos que pareceram durar horas, com o coração batendo ansioso e acelerado, até que finalmente aquele som tão esperado tomou conta de tudo!!!

E nessa hora, nasceu Felipe. E nessa hora, nasceram uma mamãe e um papai.

Trouxeram ele para pertinho de mim e só pude pensar no quanto era lindoooo!!! (será que toda mãe pensa isso???). E o afastaram para os primeiros cuidados e avaliações.

Tudo ótimo com nosso menino! Apgar 9/10, 49cm, 2.890kg.

Depois vi papai, pela primeira vez, pegando um recém nascido no colo. Levou-o para o vidro e o apresentou para a família.



E agora, finalmente, estamos completos!!!




O PÓS-PARTO

Depois segui para a sala de recuperação e fiquei lá por cerca de três horas. M-e-u D-e-u-s, que eternidade! Queria ver meu marido e, principalmente, meu pequenino. Fechava os olhos tentando dormir para o tempo passar mais rápido mas era impossível, né? Só conseguia enxergar o rostinho dele: o narizinho, a boquinha em bico, o queixinho redondo...

Quando fui para o quarto o horário de visitas já tinha terminado e estava tudo tranquilo. Logo ele chegou e passou várias horas conosco. E eu só conseguia olhar para aquele pingo de gente e me perguntar se era real, se era de verdade...

E os dias que se seguiram foram absolutamente felizes e novos. Ele passou a maior parte do tempo conosco no quarto, só ia para o berçário algumas poucas horas à noite, para descansarmos, e pela manhã, para a avaliação diária com o pediatra.

Recebemos muitas visitas e ganhamos muitos presentinhos! Incrível como Felipe já é uma criança tão amada!!!

E a sexta-feira, dia 27, chegou, e com ela duas novidades: o leite desceu e era hora de ir embora...

Mas aqui, temos assunto para outro post...
:-)

5 comentários:

  1. Que alegria! Lindo relato de parto, quanta tranquilidade! Que Deus derrame uma chuva de bençãos e muita saúde em seu pequenino! Muita luz, muito amor e felicidade para vcs três!

    Agora é curtir muito o garotão!
    Deus os abençoe! beijãooo!
    Blog A Mais Doce Espera

    ResponderExcluir
  2. Momento mais do que inesquecível, né... É uma alegria que não tem fim! Parabéns pelo novo filhote! Vou acompanhar seu blog... Abs, Paty (do 4 moms) - http://conversandocombernardo.com/

    ResponderExcluir
  3. Experiência incrível! Graças a Deus ocorreu tudo bem no seu parto, seu meninão é lindo lindo lindo MESMO, não é só coisa de mãe não, rs!
    Minha cesária é daqui a 9 dias.. eta ansiedade!

    ResponderExcluir
  4. Renata, com certeza todas as mães pensam: "meu filho é lindo!!! Rs...

    Bom saber q está tudo bem!

    Bjão

    ResponderExcluir
  5. Re que gostoso viver tudo isso! parabéns amiga!
    Sejam muito bem vindo Felipe que Deus te ilumine muito e sempre!

    Re que sua adaptação seja a mais tranquila possível ...

    beijos

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho para o Lipe!